Indicados ao Video Music Awards 2017…

… alguém me pode resumir tudo sobre Game of Thrones?*

 

C925fluXoAAPOgr.jpg

Nada contra as indicações do Video Music Awards 2017,  que acontece dia 27 de agosto; tem coisas coerentes pela própria mudança da onda – os acts consagrados não estão em bons momentos, o pop tá no limbo e os teens são quem vão dominar tudo com as votações non-stop. Além disso, os artistas favoritos da garotada hoje não são os mesmos da geração anterior.

Mas bem que a MTV poderia ser um tiquinho mais coerente nas escolhas de determinados vídeos né? E sem “Despacito”, o vídeo da música do ano? Não faz sentido algum!

Primeiro, hora de destrinchar quem chegou no corte final do VMA pra depois entender a loucura deste ano.

VIDEO OF THE YEAR
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Bruno Mars – “24K Magic”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
DJ Khaled ft. Rihanna & Bryson Tiller – “Wild Thoughts”
The Weeknd – “Reminder”

ARTIST OF THE YEAR (agora best male e female estão juntos, como a MTV fez no Movie and TV Awards)
Bruno Mars
Kendrick Lamar
Ed Sheeran
Ariana Grande
The Weeknd
Lorde

BEST NEW ARTIST
Khalid
Kodak Black
SZA
Young M.A
Julia Michaels
Noah Cyrus

BEST COLLABORATION
Charlie Puth ft. Selena Gomez – “We Don’t Talk Anymore”
DJ Khaled ft. Rihanna & Bryson Tiller – “Wild Thoughts”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
The Chainsmokers ft. Halsey – “Closer”
Calvin Harris ft. Pharrell Williams, Katy Perry & Big Sean – “Feels”
Zayn & Taylor Swift – “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”

BEST POP
Shawn Mendes – “Treat You Better”
Ed Sheeran – “Shape of You”
Harry Styles – “Sign Of The Times”
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – “Down”
Katy Perry ft. Skip Marley – “Chained To The Rhythm”
Miley Cyrus – “Malibu”

BEST HIP HOP
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Big Sean – “Bounce Back”
Chance the Rapper – “Same Drugs”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
Migos ft. Lil Uzi Vert – “Bad & Boujee”
DJ Khaled ft. Justin Bieber, Quavo, Chance the Rapper & Lil Wayne – “I’m The One”

BEST DANCE
Zedd and Alessia Cara – “Stay”
Kygo x Selena Gomez – “It Ain’t Me”
Calvin Harris – “My Way”
Major Lazer ft. Justin Bieber and MØ – “Cold Water”
Afrojack ft. Ty Dolla $ign – “Gone”

BEST ROCK
Coldplay – “A Head Full of Dreams”
Fall Out Boy – “Young And Menace”
Twenty One Pilots – “Heavydirtysoul”
Green Day – “Bang Bang”
Foo Fighters – “Run”

BEST FIGHT AGAINST THE SYSTEM
Logic ft. Damian Lemar Hudson – “Black SpiderMan”
The Hamilton Mixtape – “Immigrants (We Get the Job Done)”
Big Sean – “Light”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
Taboo ft. Shailene Woodley – “Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL”
John Legend – “Surefire”

— Categorias técnicas–

BEST CINEMATOGRAPHY
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Imagine Dragons – “Thunder”
Ed Sheeran – “Castle On The Hill”
DJ Shadow ft. Run The Jewels – “Nobody Speak”
Halsey – “Now or Never”

BEST DIRECTION
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Katy Perry ft. Skip Marley – “Chained To The Rhythm”
Bruno Mars – “24K Magic”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
The Weeknd – “Reminder”

BEST ART DIRECTION
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Bruno Mars – “24K Magic”
Katy Perry ft. Migos – “Bon Appetit”
DJ Khaled ft. Rihanna & Bryson Tiller – “Wild Thoughts”
The Weeknd – “Reminder”


BEST VISUAL EFFECTS

Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
A Tribe Called Quest – “Dis Generation”
KYLE ft. Lil Yachty – “iSpy”
Katy Perry ft. Skip Marley – “Chained To The Rhythm”
Harry Styles – “Sign Of The Times”


BEST CHOREOGRAPHY

Kanye West – “Fade”
Ariana Grande ft. Nicki Minaj – “Side To Side”
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Sia – “The Greatest”
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – “Down”


BEST EDITING

Future – “Mask Off”
Young Thug – “Wyclef Jean”
Lorde – “Green Light”
The Chainsmokers ft. Halsey – “Closer”
The Weeknd – “Reminder”

Em primeiro lugar, hora de lembrarmos os esquecidos no churrasco. “Despacito” é o maior hit do ano, com 11 semanas liderando o Hot 100, e não foi indicado? Já que não existe o vídeo do remix, o mínimo que poderia ser lembrado é o clipe da versão só em espanhol, um dos mais assistidos entre os de música latina (se não o mais assistido). Uma decisão péssima, fora de qualquer noção da realidade – considerando que a MTV está sendo bem coerente com o que o universo musical ofereceu durante o período de elegibilidade (1º de Julho de 2016 até 30 de Junho de 2017) – e que pode gerar alguns questionamentos importantes: ou seja, só vale se a música for em inglês?

Selena Gomez, apesar de indicada por suas parcerias com Kygo e Charlie Puth, sequer aparece nos vídeos – e na música solo, é solenemente ignorada. Apesar de “Bad Liar” não estar sendo um estrondoso sucesso (muito por conta da divulgação nula – deal com Spotify não salvou nem a Katy que costuma divulgar seus singles – nesta era menos do que o habitual; que dirá Selena, cujo nome como cantora nem está sedimentado?), o vídeo é bem feito e tecnicamente impecável – reconstituição de época, maquiagem, fotografia retrô… Uma excelente produção que merecia pelo menos uma lembrança nas técnicas.

E por falar em Selena, o que dizer desse vídeo do The Weeknd, “Reminder”? Alguém pode me explicar como surgiu o amor imenso da MTV por esse clipe que eu, por exemplo, nunca vi na vida, de uma música que nem hitou? Porque a MTV valoriza bastante os grandes sucessos (mais até do que a qualidade dos vídeos), e entre “Starboy” e “I Feel it Coming”; ou mesmo “False Alarm”… De onde surgiu “Reminder”?

Outras perguntas sem resposta que ainda não entendi bem:

  • se “That’s What I Like” do Bruno Mars foi #1 e tecnicamente é um tour de force, por que todas as indicações foram para “24k Magic”, que mesmo sendo bem produzido, não tem a mesma qualidade no geral (efeitos visuais, coreografia, fotografia)?
  • gosto muito da Ariana Grande, mas indicar a moça a Artist of The Year é um passo imenso. Se essa categoria fosse criada ano passado, a lembrança era válida. Outros artistas tiveram mais exposição no período específico de elegibilidade do que a própria Ariana (eu não morro de amores, mas sem lançar CD Justin Bieber teve um ano melhor e ficou esquecido nessa categoria);
  • “Down”, da Fifth Harmony, é um clipe bem feitinho e legalzinho, mas sem replay value. A música não aconteceu. Quem explica essas indicações? Só pode ser pra chamar fanbase do grupo e trazer audiência, porque não tem outro motivo. (enquanto isso, Camila Cabello não emplacou nenhuma indicação… Mas “Crying in the Club” também não foi um hit massivo e o clipe é bem disperso)
  • Ah, e o que cargas d’água Alessia Cara está fazendo em Vídeo do Ano? Cadê “Despacito”, né gente?

Em segundo lugar, sobre o que eu venho comentando sutilmente nesse texto – sobre a MTV estar sendo coerente, mesmo de forma estranha, com as indicações apresentadas. A questão é: o pop está num limbo nos charts e os acts A-List ou estão de férias, ou terminando a era; ou lançaram produções fora do período de elegibilidade (como a Kesha e a Demi Lovato, por exemplo, que de formas diferentes trouxeram trabalhos interessantes visualmente). Dessa forma, quem segura a onda nessas premiações são os acts mais novos, que a gente chama de “teens” mais porque o público-alvo é adolescente. Eles estão trabalhando, lançando seus materiais, que para nós (mais “velhos”) pode ser aquém do que vimos quando éramos adolescentes, mas para os fãs e ouvintes regulares mais novos é bacana. E trazem audiência. Merecem estar ali, mesmo que a gente ache as indicações broxantes.

No fim das contas, é a Katy Perry, na ausência das divas pop e de Rihanna/Beyoncé (desconsiderando que RiRi foi indicada), quem será a “veterana” do rolê, com as indicações por “Chained to the Rhythm” (uma delas NÃO sendo em “Melhor Luta contra o Sistema”) e “Bon Appétit” nas técnicas. Nesse caso, indicações merecidíssimas. Katy entregou bons clipes dentro do espectro pop, impecáveis tecnicamente, apesar do baixo replay value, e considero a posição dela neste VMA 2017 muito justa.

Por último, é importante deixar registrado que, mesmo quando digo que um clipe é bom, bem feito, tecnicamente impecável, não é exatamente isso que a MTV procura no fim das contas. Não dá pra esperar mais da MTV que “escolha” o melhor vídeo tecnicamente dito (porque, só pra constar, a gente até vota, mas no fim quem dá o prêmio é a emissora e ela pode entregar o Moonman até pra mim). Tanto que o foco deles no VMA é audiência através das votações com o público e as indicações de artistas com fã-base forte (lembra quando eu falei sobre os teens lá em cima? Então…). Se o objetivo é premiar o melhor vídeo tecnicamente falando, as categorias técnicas estão lá para isso.

Hoje, o melhor clipe é o que gera buzz, é o vídeo do hit, e não necessariamente precisa ser o melhor. Às vezes, as duas coisas se unem (“Lemonade”, “Bad Romance”, “Single Ladies”, “Hey Ya”…), mas não se surpreendam se aparecerem vencedores nonsense na premiação do dia 26.08.

Mesmo assim, o principal indicado em 2017 foi um vídeo de um hit, que gerou buzz e é um biscoito fino – “HUMBLE”, do Kendrick Lamar, um indicado e futuro vencedor muito merecido. Dessas indicações, nada a reclamar. (exceto “Melhor Coreografia”…)


Agora é com vocês: o que acharam das indicações? Ficaram confusos, acharam coerentes ou já nem valorizam mais o VMA?

Eu começo as previsões logo logo com “Best Hip Hop”, em que todo mundo vai ficar só fazendo número pro K-Dot levar um Moonman Até logo!

 

*ah, aliás, essa referência a Game of Thrones é que a series finale da série da HBO será na mesma noite do Video Music Awards e tem muita gente que, sem ver as faves entre os indicados, vai optar por GOT. Como eu nunca vi a série (nunca entendi o hype, desculpa), estou apenas fazendo uma perguntinha curiosa… Mas eu vou ver o VMA daqui a um mês 🙂 

Anúncios

3 comentários sobre “Indicados ao Video Music Awards 2017…

  1. Achei até que Ed ía ter mais espaço visto o sucesso do começo de ano. Mas estranho mesmo Despacito não ter sido mencionado, quase 3 bilhões gente… mas pensando aqui, PSY foi lembrando em sua época?

  2. AINDA BEM QUE EU NÃO SOU O ÚNICO A ESTAR PERDIDO COM O REMINDER SENDO INDICADO! cara você pode não indicar “i feel it coming”, mas “false alarm” está aí para substituí-la. não esse clipe que não tem nada! NADA! só o drake. será que foi por isso? enfim, só quero saber da minha christina e seu comeback no palco dia 27.

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s